Oct 31, 2006

Digesto>

Na semana passada estive a convite do comando da Policia Comunitária de Mato Grosso compondo o quadro de professores do curso de formadores de gestores. Coube a minha pessoa a falar sobre qualidade e inovação. Foi uma experiência fascinante, mas o que mais impressionou além de voltar a trabalhar com os conceitos de Deming e Juran, da filosofia japonesa que sempre estão em volta dos conceitos de gestão, foi o respeito e a disciplina que os discentes apresentaram. Dos 32 alunos a maioria éra de formação militar, Coronéis, Tenentes-Coronéis, Tenentes e outros oficiais, além da presença de delegados da policia civil, convidados e convidadas de outras instituições públicas dos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso e o Distrito Federal. Pasmen! As pessoas cumpriam os horários, pediam licença, faziam silêncio quando solicitados.

Ao final do evento sempre um deles se apresenta para falar sobre o módulo. Tive o prazer que quatro participantes comentassem sobre o trabalho. As palavras foram fascinantes e honestas. Diziam sobre o que aprenderam do ponto de vista técnico e humano. Como é bom nestes momentos servir auxiliando as pessoas na educação. Para encurtar o que me foi proporcionado, as lágrimas quase vieram a face, ficando presas ao redor dos olhos, significando o contentamento de um trabalho realizado.

Indigesto
E na Universidade . . . alguns alunos e alunas entram e saem das aulas sem pedir licença, aviso são dados aos gritos, qualquer festa é motivo de deixar a aula mais cedo. Jogos do campeonato brasileiro, se fála! Mas a hierarquia e principalemnte o respeito para uma parte dos alunos é coisa que não se usa mais. Que pena! Já vi professores saindo da sala aos prantos. Outros ficam sem dormir, tamanho é a agressividade à pessoas que querem ajudar. É óbvio que estou falando de uma minoria, mas de uma minoria que incomoda, e infelizmente é crescente.

Acredito que a Universidade poderia reaprender muito com os militares.

Parabéns ao Comando da Policia Comunitária de Mato Grosso!

Elifas Gonçalves Junior

Oct 24, 2006

Gestão: Ontem ministrei a palestra Marketing no Varejo a convite do Prof. Luiz Eufrásio coordenador do curso de Administração da Faculdades Integradas Cândido Rondon. Estiveram presentes mais ou menos cento e cinquenta pessoas e transmiti os principais conceitos que estão norteando o varejo, tais como: ética, design, a presença de um novo consumidor, o E-commerce, a globalização e a necessidade premente de inovação no varejo. Exemplo como o Chopão no tocante ao que os consumidores estão buscando ajudou na composição do tema. O Restaurante proporciona um belo exemplo de entender o que o cliente busca. Obviamente além de comida saborosa, os seus freqüentadores o escolheram como um bom local para conversar. A questão de ter o melhor preço também foi abordada e comentei a experiência que tive por ocasião do curso de especialização em Gestão proporcionada pela UNED-Diamantino onde questionaram-me sobre a importância nos preços hoje no processo de decisão. Um dos alunos foi enfático: O que vale hoje em nosso país é "o Preço e acabou". Se fosse assim todos andariamos atrelados a um Orelhão (telefone público), pois é infinitamente mais barato do que um aparelho celular e isto não é o que acontece. O celular cresce vertiginosamente. O que as pessoas compram é o que agrega mais valor a elas e isto sim é o ponto final.

Indigestão: O bendito telefone celular que insiste em tocar em palestras e aulas. Sou fã da tecnologia, mas saber usá-la é fundamental. Hoje a noite trabalho no curso de especialização em Gestão Pública promovido pelo Caepe-Centro de Estudos da Amazonia. Vou ver se dá um tempinho para ver o final da entrega do prêmio dos cases vencedores promovidos pelo Sebrae.
Abraços.
Elifas

Oct 20, 2006


Primeiro Post e eis que apresento o livro que está a caminho sob minha autoria: Heróis do Brasil!!

Heróis do Brasil: histórias de empreendedores mato-grossenses, nasceu há 5 anos quando por ocasião do curso de metodologia para o ensino do empreendedorismo nas universidades brasileiras. Os mil oitocentos e vinte e cinco dias entre a idéia e o florescer deste trabalho foram de intenso aprendizado e seria fundamental registrar os episódios que circularam por todo o processo de criação, implantação e desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Antes das organizações nascem as pessoas. Este é um livro sobre o ser humano e sua criação.

O principal intento desta obra é de contribuir como elemento fomentador para a gênese e crescimento dos empreendimentos com e sem fins lucrativos. Relatos que possam beneficiar empreendedores, gestores, professores e estudantes com experiências práticas, novas idéias e formas variadas na resolução de problemas.

Em Heróis do Brasil você encontrará agradáveis histórias, coletadas através de entrevistas e artigos escritos ao longo dos anos com o ensino e a pesquisa da administração e do empreendedorismo nos cursos de graduação e pós-graduação promovidos pela Universidade Federal de Mato Grosso.

O leitor descobrirá neste livro que:

- O dinheiro não é barreira impeditiva para o início de uma organização.

- O planejamento pode acontecer depois do nascimento de um empreendimento.

- O poder da observação, da visão incomum, proporciona oportunidades inimagináveis até serem descobertas.

- A cooperação advem mais da necessidade do que de princípios filosóficos.

- Os criadores tiveram momentos difíceis, alguns quase desistiram, mas todos superaram as barreiras.

O livro estará dividido em 4 partes. A primeira trata da criação, inovação e do planejamento organizacional, a segunda e principal fase, trás as entrevistas e artigos sobre criadores e gestores de empresas; a terceira é voltada para o ensino, contendo questões e reflexões sobre as decisões tomadas em cada experiência e a fase derradeira contempla propostas para o desenvolvimento do setor em nosso país.

Espero sugestões, elogios, críticas,... afinal, não temos que diGerir tudo que o sistema acha correto não é???

Abraços e até o próximo post!!