Nov 10, 2010

ÚLTIMO DIA DA EXPO MANAGEMENT
Palestra 1. Personal Branding
Destaques:
Gestão da imagem na rede é de 24 horas.
O Linkedin - Proporciona melhor qualidade do ponto de vista do relacionamento profissional.
Grandes empresas como a Sansung contratam empresas especialistas para divulgar e ouvir opiniões sobre produtos e serviços.
Pesquise você mesmo na internet.

"Palestra" 2. - DEBATE COLABORATIVO : Sustentabilidade
Valeu pela metodologia para buscar conceitos de todos os participantes, mas pouco agregou.

Palestra 3 - GIFTING - Oferecer brindes, encantar clientes, fazer bons negócios.
- Resgate histórico do hábito/cultua de presentear
- Sem objetos não há relacionamentos.
- AVON - Fundador David Maconel - Vendedor de livros de Porta em Porta, percebeu que era melhor recebido quando levava um presente aos clientes, no caso, um perfume. Inverteu o processo e hoje é uma das maiores empresas da área.
- O gifting suplanta a propaganda.
- Os gifts são veículos de comunicação. É uma mídia de contato pessoal e midia de convivência.
- Leve 3 pague dois é a promoção mais desejada no mundo.

Palestra 4 - Aquecimento Global e Biodiversidade - Relato da Cia. Vale do Rio Doce e PNUMA.
A Vale informa que as mudanças ambientasis afetam o seu plano de negócios e tem investido bastante para contribuir para reverter a situação. Um exemplo sào as mudanças climáticas, que com o aumento das chuvas em algumas regiões no Pará e no maranhã, as ferrovias sofrem maior número de alagamentos.
A representante do PNUMA - Programa Internacional da Biodiversidade - promovido pela ONU foi mais interessante. Segue alguns dados;
a-) 35% dos mangues desapareceram em duas décadas.
b-) 30% dos recifes foram irreparavelmente danificados.
c-) Florestas desapareceram por completo em 25 países.
d-) O mundo perdeu cerca de 50% das áreas úmidas.
e-) 35% da terra está convertida para a agricultura.
f-) O custo do alimento está aumentando.
g-) Metade das espécies marinhas está esgotada e outros 25% já foram super exploradas.
h-) Há risco de perda de aproximadamente 27 milhões de empregos..
A MELHOR PALESTRA DO DIA
GERAÇÃO "Y" - ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
Palestrante: Luli Radfahrer

Principais tópicos
- Digital: Desinformação e Mentiras na Internet
- Facebook - 3. maior pais do mundo em população: 350 milhões de ususários.
- Bit Torrent; mais de 100 milhões - Exposição de filmes - pirataria?
- SKIPE: + de 450 milhões - 2. maior Telco.
- You Tube = mais de 300 milhões de usuários - 600 anos de conteúdo.
-HÁ UMA CRISE DE REFERENCIA ; TUDO MUDA RÁPIDO. Nos tornamos hiperativos, estressados, sem tempo, desfocados.

O FUTURO CHEGOU, VOCÊ QUEIRA OU NÃO!

  Inovaçào é pensar diferente - OBSERVAÇÃO - Pensar diferente.
- Todos formam opinão, hoje é global.
AINDA SOMOS DEPENDENTES DA MIDI

1/3 do mundo ainda está desconectado.
2/3 do mundo não usa caracteres romanos.

NUNCA HOUVE UM CONTATO MUNDIAL.
ESTÃO TODOS FALANDO A MESMA COISA.
O QUE FALA UM ROMENO? UM RUSSO?

REMOÇÃO DE INTERMEDIÁRIOS

Conteúdo mais importante do que a fonte.

OS INSTINTOS MODERNOS SÃO DOMESTICADOS.

VOCÊ FAZ O QUE O GRUO FAZ

O ISOLAMENTO DAS PESSOAS.

A pornografia é a coisa que mais cresce na Internet. São experiências  pragmáticas. Usadas quando desejadas, sem compromisso.
NA INTERNET TODOS SOMOS ESTRANGEIROS. TODOS SOMOS CARENTES. O CONSUMO É RECOMPENSA.

- Crise na carreira, depressão, suicidio.

- a falha nunca foi algo tão pessoal. Desaforntunados viraram perdedores.

INTERNET É UM GRANDE ESPELHO

"A EMPRESA PRECISA PARAR DE SER BICHA. OU VOCÊ SE IMPÕES OU JÁ ÉRA. VEJA O QUE APPLE E GOOGLE FAZEM. O CLIENTE NÀO PODE FAZER TUDO.

Perguntei usando os termos da palestra se a ética tinha se fodido. Recebi como resposta:
"A ÉTICA FOI PARA A LATRINA". As pessoas perderam os valores, é necessário resgatá-los. tudo póde NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!. Lembro dos meus professores - os melhores - eram duros 0 tinha prova -p tinha que estudar - respeitar os horários - Está faltando isso.

Foi a melhor palestra da noite

Quanto ao Kotler - 5.000 pessoas, muitas em pé e trezentas pessoas mais ou menos não conseguiram ter acesso - com convites!!!! - Muitas reclamações. opalestrante reduziu consideravelmente a palestra sobre marketing 3.0 dificultando, aliás , matando a sua fala, até com constrangimento do grande professor, em prol de outra palestra para aqueles que estavam de fora.

Resultado: Empresas grandes falham - e erram bastante - imitam as empresas aéreas e quando todo mundo resolvi ir é uma confusão.

Abraços a todos.

Elifas o diretamente de São Paulo para o mundo - sss!!!
HANS DONNER - DESIGN

O Austriaco é um latino de coração. É apaixonado pela Rede Globo de Televisão e agradece muito o Bone pelas oportunidades que teve.
O uso da  prata - cor que quer dizer tecnologia.
"A embalagem é importante"
O Brasil já exporta design.
Segundo Jaime Troiano que conduzia a discussão há um analfabetismo visual no Brasil.
além da Globo, bons trbalhos de design Itaú e Topper.
No mais ele tratou muito da globo.
EXPO MANAGEMENT - 2. DIA.
Foi um dia de boas palestras, com a exceção da principal, a do professor Kotler, uma decepção, não por ele, mas pelos organizadores, falarei mais disso ao final dos destaques de cada palestra. Vamos a primeira que assisti realizado no auditório do sebrae pelo consultor emerson Morais Vieira - Gerente de Desenvolvimento do Sebrae - SP. intitulada NEGÓCIOS EM 2020.
SEIS PONTOS DE DESTAQUE:
1-) Revolução científica e tecnológica. cinco ondas
1.1 Computadores pessoais
1.2 Telecomunicações
1.3 Telecomunicações
1.4 Biotecnologia
1.5 - Nanotecnologia e
1.6 - Energia Alternativa.

2-) Emergência da Economia Virtual
- Universalização das telecomunicações
- 60% dos brasileiros com mais de 16 anos acessam o site da loja.
- 58% consideram a opinião da WEB antes de comprar em lojas físicas.

3-) Integração de mercados e Internacionalização da produção - Oligopolização da concorrência.

4-) Emergentes: paises com grande potencial economico.

5-) Agudização do desafio da sustentabilidade - Economia verde.

6-) Envelhecimento da população.

TENDÊNCIAS DE CONSUMO
- Consumo precoce 9crianças). Hoje 0 a 14 anos - 40 milhões de crianças - avlaiado em 90 bilhoes de dólares/ano.
-Estética e apar6encia.
Homens respondem por 24% do mercado. É um mercado pouco profissional.
- Envelhecimento da população: de 67,7 para 71,7 anos. Atualmente população com mais de 60 anos - 18 milhòes de pessoas.
- Consumo de Eco-soluções. Cresce o número de brasileiros preocupados com o meio ambiente.
- Busca pela experimentação.
- Mercado Jovem e Gay
EXPO-MANAGEMENTE
PALESTRA - NEUROCIÊNCIAS E O CONSUMO - DESVENDANDO A MENTE DO CONSUMIDOR.

O Palestrante trata de uma nova visão do consumo através do NEUROMARKETING.
 Algumas conclusões:
a-) Se as emoçòes são retiradas, a capacidade de planejamento é dificultada.
b-) A emoção é sempre ponto de parada antes da razão.
c-) 50% do cérebro é envolvido direta ou indiretamente com a visão.

Para ilustrar o palestrante comentou sob o ponto de visto neurológiico o case tradicional do teste cego realizado pela Pepsi, comparando o seu produto com a Coca-Cola. Como sabemos a maioria das pessoas preferiram Pepsi a Coca-Cola. Através da resson6ancia magnética a região do cérebro responsável pelo gosto é o PUTÂMEN - e neste momento ela é mais ativada. Quando revelada as marcas 75% dos entrevistados preferiram Coca-Cola. Por que? Coca-cola não é líquido preto doce gaseificado. É papai noel, é urso polar, é natal, é familia, é vermelho e branco. Enfim Coca-Cola é emoção.
CASO 2
Advertência nas embalagens de cigarros sobre os perigos de fumar.
No cérebro quando os fumantes estão diante da imagem é atividado o Núcleo ACCUMBENS - o principal núcleo de recebimento doa Dopamina - o neurotransmissor, ou melhor, um dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer. Se perguntado os fumantes indicam que as propagandas despertam o interesse de NÃO FUMAR.
O CONSUMIDOR MENTE
Os processos que levam ao consumo na maioria são inconscientes.
CASO 3
A IR(RACIONALIDADE DO CONSUMO - O MINI - COOPER.
A imagem do carro ativa o GIRO FUSIOFORME. É visto um rosto bonito - lembra o rosto de uma criança - as mulheres são mais atingíveis.
Fim do primeiro dia

Nov 9, 2010

Olã!


 Desde ontem estou participando da secao Livre da Expo Management. Neste momento estou no amplo espaco da Geracao Y - patrocinado pela Nestle, Johnson & Johson e Banco do Brasil, aguardando para o momento de inciio da palestra sobre ^TRENDS Y^.
Segue um pequeno resumo das palestras que assisti ontem. Algumas consegui gravar, caso alguem se interesse, posso depois repassar maiores detalhes. Amanha passarei o resumo das que estou assistindo hoje, principalmente de Philip Kotler, marcada para as 20h00. Perdao pelos erros de acentuacão, mas o computador que estou usando, disponivel no estande estã desconfigurado.
a-) INOVACAO - 3M - O palestrante informou como a 3M trabalha com a inovacao. Basicamente a palestra esta no site. Contou a historia do Post-it e a meta nos prõximos dez anos de contar com 40% dos produtos orieundos de produtos inovadores. O palestrante separou muito bem que inovacao é diferente de criatividade e de invencao. Permitem na empresa - e até incentivam o erro - e fazem o prognõstico de cada 3.000 ideias uma retorno o investimento e com lucro. Tambem permitem que os empregados dispensem 15% do seu temo para trabalharem em projetos de sua paixao.
b-) O futuro do livro - Ediouro - O e-book ganhara muito mais espaço - crscimento de 20% ao ano. O Kindle - leitor de e-book - Amazon - jã é uma realidade incontestãvel. O livro tradicional não desaparecerá, mas o espaço que ocupa serã diminuido. Hã uma gigantesca e ainda confusão sobre como tratar com os direitos autorais. segundo o palestrante a indústria do livro segue os padrões de producao da revolucão industrial e para o mercado isso não é mais possível. Produzir e ter grandes estoques a espera do cliente esta deixando de ser viável. Há hoje impressoras modernas e grãficas que produzem sobre demanda, inclusive a possibilidade de produzir um unico livro. Os custos deverao diminuir. Adeus estoques e pilhas de livro esperando pelo consumidor.
Paulo Coelho já negocia diretamente com a Amazon sem a presença de Editoras.

Hoje jã assisti palestra do Hans Donner e tive a chance de fazer uma pergunta e As oportunidades de negõcios para os prõximos 20 anos - Sebrae foi a palestra seguinte que escreverei sobre os principais tópicos daqui a poucas horas

Ate amanha!!!

Elifas