Apr 14, 2011

Exercício: Comportamento do Consumidor

Em duplas visitar um supermercado, shopping center ou feira-livre. Escolher uma seção, segmento ou bancas e através da observação verificar como os consumidores compram. 
Exemplo: Durante 30 minutos observe como as pessoas compram ovos de páscoa. O comportamento das crianças, como comparam preços, disposição dos produtos, como "pegam" os ovos, quanto tempo demoram para realizar a compra, se vão direto na mercadoria ou se observam com atenção os concorrentes, qual o horário escolhido (aocnteceria o mesmo em outro horário), qual a importância dos brindes, verifique se compram em grupo ou individualmente, se é do sexo feminino ou masculino, idade, etc..
Relate o processo e realize as diferenças encontradas - ou não - do processo de compra observado.
Data da entrega: Segunda Feira, dia, 18/04.

Atenção sejam discretos ou discretas, mantenham a distância, de preferência não levem nada para anotar que desperte a atenção. Não abordem em hipótese nehuma o consumidor. É uma pesquisa de observação.

Bom final de semana.

Elifas
Constituição da média final

Nota final = a+b+c+d+e/5


Apr 9, 2011

PLANO DE ENSINO
MARKETING - 2011 - UFMT



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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE ENSINO

1) IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: Administração Mercadológica
Código da Disciplina: 20524030                  
Carga Horária: 64 horas
Período Letivo: 2011/1 – Matutino e Noturno
Professor: Elifas Gonçalves Junior
Curso: Administração               Regime: DE
Departamento de Origem: Administração
2) EMENTA
·   Conceito, evolução, princípios e atividades de marketing – Marketing de Relacionamento. Fidelização de Clientes. Entrega de Valor ao Cliente. Posicionamento. Marketing social. Áreas de marketing – endomarketing, esportivo, cultural etc. - Análise das variáveis microambientais a macroambientais de marketing – Pesquisa de marketing e sistema de Informação – Segmentação de mercado – Comportamento do consumidor final e comprador organizacional – Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional – Matriz BCG – Estratégias de Ansoff. Análise SWOT.
3) OBJETIVOS
Proporcionar aos discentes a importância da administração mercadológica para a gerência das organizações modernas.
Proporcionar aos graduandos os conceitos básicos, bem como as estratégias de marketing utilizadas em um ambiente altamente competitivo.
Orientar como se estabelece um plano de marketing.
Instrumentalizar os discentes a proporcionarem diferenciais competitivos.

4)  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução aos conceitos dee Marketing
·  Tarefas de Marketing
·   Conceitos e ferramentas de marketing
·   Orientações da empresa no mercado
·   Miopia em Marketing
·   Como as empresas e o Marketing estão mudando
Satisfação, valor e retenção do cliente.
·   Definição do valor e satisfação para o cliente
·   A natureza de empresas de alto desempenho
·   Entrega de valor e satisfação para o cliente
·   Atração e retenção de clientes
·   Marketing de Relacionamento
·   Lucratividade de clientes: o teste definitivo
Análise das oportunidades de mercado
Análise do ambiente de Marketing
·   Análise das tendências e necessidades no macroambiente
·   Identificação das principais forças do macroambiente
Análise dos mercados consumidores e organizacionais, do comportamento de compra e
Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo
·   Níveis e modelos de segmentação de mercado
·   Segmentação dos mercados consumidor e empresarial
·   Seleção do mercado-alvo
Posicionamento
·   Conceito central
·   Como diferenciar produtos e serviços
 Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
 – Matriz BCG – Estratégias de Ansoff. Análise SWOT.

5) PROCEDIMENTOS DE ENSINO (técnicas, recursos e avaliação)
Aula expositiva, Estudos de casos, debates, seminários, trabalhos de campo, palestras, estudos na biblioteca central, etc. Para a aula de comportamento do consumidor pretende-se realizar uma manhã/noite de comidas típicas/lanches.
Trabalho de campo:
                                  1. Visita a Supermercados e/ou shoppings para análise do comportamento do consumidor.
                                 
Livro do Semestre:
Leitura da obra de Weber indicada na bibliografia básica, debate e uma ou duas questões na segunda avaliação.

                                
6) RECURSOS (humanos, técnicos, materiais necessários para o ensino a serem viabilizados pelo docente e/ou Departamento/Unidade).
DVD, televisor, projetor multimídia, Internet para fins de pesquisa e exercícios on-line, etc.
7) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOONE, Louis e KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. 12ª ed. São Paulo: Cengage Learning. 2009.
8) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CHURCHILL, Gilbert A. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.
COBRA, Marcos Henrique. Administração de Marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
DIAS, SÉRGIO ROBERTO (Coordenador). Gestão de Marketing; Professores do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP e Convidados. São Paulo. Editora Saraiva, 2003.
FIORE, Frank. E-Marketing Estratégico. São Paulo: Makron Books, 2001.
GONÇALVES, Elifas Junior. Inovação e Pseudoinovação. Cuiabá: EdUFMT. 2011. No prelo.
Como elaborar resenhas críticas. http://indigestao.blogspot.com
GONÇALVES, Elifas Junior; TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo; TRIGUEIRO, Sonia. Marketing I. Fascículo EAD. Cuiabá. EdUfmt. 2011.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Novos Rumos do Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.
__________________________ Plano de Marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 1999.
___________________________Marketing: Conceitos, casos e exercícios. São Paulo: Atlas, 2005
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LEVIT, Theodore. Miopia em Marketing. Artigo. Harward.
MADIA de Souza, Francisco Alberto. Marketing Trends 2010. – São Paulo – M. Books do Brasil
MESTRE, Miguel Santesmases. Marketing: Conceptos y Estratégias. Getafe (Madrid): Pirámide, 2000.
NICKELS, Willian G. e WOOD, Marian Burk. Marketing: relacionamentos, qualidade e valor. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 1999.
RIBEIRO, Darcy.O povo brasileiro. São Paulo: Circulo do Livro, 1995.
RIES, Al; TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha pela sua mente. São Paulo: Pioneira, 1996.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Coleção a obra prima de cada autor. 4ª Ed. - 5ª reimpressão. São Paulo: Martin Claret, 2008.
9) AVALIAÇÃO:
Será realizada em cinco fases de igual peso, a saber;
a. Nota 1 – (0 a 10).  Estudos de caso e respostas às questões do livro texto e outros materiais realizados em sala de aula, em grupo ou individuais, durante o transcorrer do semestre. Não será aceito atividades entregues fora da aula estabelecida. Os números de trabalhos podem variar sendo atribuído proporcionalmente a nota a cada um deles de modo que o total seja 10. Exemplo: cinco trabalhos/exercícios realizados, cada um deles valerá como pontuação máxima 2,0 pontos).
b. Nota 2 (0 a 10). Trabalhos em grupo e individuais realizados fora da sala de aula. Não será aceito trabalhos entregues depois do prazo estabelecido. Os números de trabalhos podem variar sendo atribuído proporcionalmente a nota a cada um deles de modo que o total seja 10. Exemplo: quatro trabalhos/exercícios realizados, cada um deles valerá como pontuação máxima 2,5 pontos).
c. Nota 3 (0 a 10). Autoavaliação: O discente se avaliará diante do empenho realizado para o aprendizado diante dos critérios abaixo relacionados, sendo que cada item corresponde a um ponto:
       I.            Presença em sala de aula:
    II.            Participação nos debates;
 III.            Resolução dos exercícios em sala de aula;
 IV.            Participação nos trabalhos realizados extraclasse;
    V.            Respeito aos horários de início e encerramento de aula;
 VI.            Respeito ao acordo estabelecido entre docente e discentes;
VII.            Leitura dos capítulos indicados pelo docente no livro texto;
VIII.            Leitura do livro do semestre;
 IX.            Respeito aos demais colegas e docentes;
    X.            Avaliação do aproveitamento do conteúdo da disciplina;
IMPORTANTE: A avaliação deverá conter a justificativa realizada pelo discente e terá o respaldo ou não do docente. O docente fornecerá tabela para pontuação com base na escala de Likert.
d. Nota 4 (0 a 10). Avaliação individual – Prova.
e. Nota 5 (0 a 10). Avaliação em grupo (duas questões ou estudo de caso) (máximo quatro componentes) – Prova: Livro Texto e Livro a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (duas questões).
Nota final =

Solicita-se para os alunos em caráter não obrigatório a realizar avaliação do professor e do método de ensino ao encerramento após a comunicação dos resultados da segunda avaliação – Prova – grupo.
10) CRONOGRAMA
11/04/2011 – Exercícios capítulo 1 – Livro Texto - Individual e grupo (Nota 2).
14/04/2011 – Observar em supermercados, shoppings ou feiras livres como as pessoas compram (trabalho individual). Aproveitar o horário de aula para realizar a atividade.
18/04/2011 Entrega do relatório de observação: Como as pessoas compram (Nota 2).
28/04/2011 – Entrega da carta de intenções para a aula festiva/comidas típicas, contendo o nome dos componentes do grupo, a cidadade/Estado ou região que representará e o produto a ser apresentado.
05/05/2011 Aula festiva – Comidas típicas: Individual e voluntário. Será conferida nota para os discentes que participarem e contarem a história do produto, sua relação com o comportamento de compra do consumidor e estratégias de comercialização (Nota 1). Os discentes que não realizaram a atividade não serão prejudicados, entretanto sugere-se a participação. O trabalho poderá ser apresentado individualmente ou em grupo de até quatro componentes. Tempo máximo de apresentação: 10 minutos.
12/05/2011 Seminário Marketing Estratégico e Resenha capítulos 2 e 3 do livro texto. Apresentação oral por sorteio. Anota levará em conta a apresentação e resenhas. Grupo de no máximo 4 pessoas (Nota 2). Obs.: Não incluir o anexo/apêndice: O Plano de Marketing.
23/05/2011 – Avaliação individual – Prova - conteúdo estudado até 16/05/2011 (Nota 4).
30/05/2011 – Avaliação - 2ª chamada.   
13/06/2011 – Divulgação das notas dos exercícios realizados em sala de aula (Nota 1).
13/06/2011 – Divulgação dos resultados dos exercícios e trabalhos realizados fora da sala de aula (Nota 2).
16/06/2011 – Avaliação (individual/docente/discente) de participação em sala de aula (Nota 3).
20/06/2011 – Avaliação - Prova - grupo – máximo 4 pessoas (Nota 5).
23/06/2011 Avaliação - 2ª chamada (grupo máximo 4 pessoas ou individual caso o número de discentes não permita a formação de grupo).
23/06/2011 Divulgação dos resultados dos discentes aprovados.
24/06/2011 Divulgação dos resultados dos discentes aprovados (2ª chamada).  
27/06/2011 – Prova Final
28/06/2011 – Resultado dos discentes aprovados.
30/06/2011 – Avaliação 2ª chamada
07/07/2011 – Resultado final.
11) ACORDO – Professor e discentes
Realizado no primeiro dia de aula e aprovado por aclamação entre os presentes no primeiro dia de aula.

1) Aquisição dos livros> Marketing Contemporâneo. Boone, Louis E., Kurtz, David L. São Paulo: Cengage Learning, 2009 e do livro do semestre: A ética protestante e o espírito do capitalismo – autor: Max Weber.
Atenção: Prefiram respeitar os direitos autorais do autor e preferencialmente não fotocopiem os materiais. A solicitação da compra da obra foi realizada no primeiro dia de aula.
2) Em relação aos horários, quando ele tiver a primeira aula, haverá tolerância de 5 minutos, ou seja, 7:35 ou 19h35 para os discentes matriculados no período noturno, porém quem chegar atrasado deve esperar mais pessoas chegarem para entrarem todos juntos as 8h00 e 19h30. Os mesmos critérios devem ser seguidos para as quintas feiras onde as aulas ocorrerão no segundo horário.
3) Quando o docente estiver ministrando algum conceito os discentes devem ficar em silêncio.
4) Celular em aula desligado (de preferência) ou no modo silencioso. Caso a ligação seja urgente pedir licença e se retirar momentaneamente da aula, podendo retornar em seguida. De forma alguma realizar ligações, inclusive conexão com a internet ou atender telefonemas em sala de aula.
5) As leituras, principalmente do livro texto, devem ser realizadas fora do ambiente de sala de aula;
6) serão realizadas as chamadas  após a segunda entrada dos discentes. Após esse horário recomenda-se não entrar em sala e sair antes do encerramento da aula que será sinalizado pelo professor. O limite máximo de faltas é 25%. Após esse percentual o discente estará reprovado.
7) Avaliação: Vide plano de ensino.
8) Não haverá trabalhos paliativos substituindo a avaliação ou como abono de faltas;
9) Caso o discente não possa comparecer as avaliações individuais ou em grupo deve solicitar formalmente a segunda chamada.
10) Haverão trabalhos em grupo e deverão ser ter participação de todos os integrantes. Não se recomenda dividir o trabalho e posteriormente somar as partes.
11) Os prazos de trabalhos e avaliações devem ser respeitados rigorosamente, não serão aceitos os trabalhos retardatários.
PROFESSOR:
10/03/2011
1ª revisão 29/03/2011
2ª revisão 09/04/2011. Inserido acordo, cronograma e atividades festivas s/ comportamento do consumidor. Extraído como livro base a obra Inovação e Pseudoinovação: da origem a aplicação das ideias.

Aprovação:

COLEGIADO DE CURSO: ________________________EM ___/___/______



CONGREGAÇÃO: _______________________________EM ___/___/______