Mar 20, 2012

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - PLANO DE ENSINO 2012/1



Descrição: Image1
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE ENSINO

1) IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: Comunicação Empresarial
Código da Disciplina:                    
Carga Horária: 64 horas
Período Letivo: 2012/1
Professor: Elifas Gonçalves Junior
Curso: Administração               Regime: DE
Departamento de Origem: Administração
2) EMENTA
·    Comunicação Interna; Comunicação externa; Comunicação eficaz e de qualidade. Redação Oficial: atas, ofícios, memorandos, etc.
3) OBJETIVO
Proporcionar aos entrantes no curso de Administração os elementos conceituais básicos sobre comunicação e sua aplicação nas organizações.
4) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução aos conceitos gerais sobre comunicação: emissor, mensagem, receptor, ruídos e ambiente.
Comunicação externa: mídias convencionais, alternativas e digitais.
Comunicação interna: endomarketing, Redação Oficial: atas, ofícios, memorandos, etc.
Comunicação eficaz e de qualidade: eficiência e eficácia, qualidade em comunicação, métricas.
Criatividade aplicada no processo de comunicação organizacional.
5) PROCEDIMENTOS DE ENSINO (técnicas, recursos, etc.).
Total de horas/aula: 64 horas
Aula tradicional – 40 horas: exposições do docente e possíveis convidados, estudos de casos, debates, seminários, pesquisa monitorada (biblioteca central e setorial), aula-comunicação através da culinária, etc.
Aula de campo - 12 horas: visita a supermercados e hipermercados, shoppings centers, comércio popular, encontros religiosos, emissora de sinal para televisão aberta, feiras e exposições, etc.
Aula não presencial - 12 horas: Pesquisa, reflexões, debates e relatórios entre os discentes, professor e monitor (es).
                                 
Livro do semestre: leitura e debate da obra: Inovação e Pseudoinovação (Vide dados na bibliografia).                                 
6) RECURSOS (humanos, técnicos, materiais necessários para o ensino a serem viabilizados pelo Departamento/Unidade).
DVD, televisor, projetor multimídia, Internet para fins de pesquisa e exercícios on-line, etc.
7) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOONE, Louis e KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. São Paulo: Cengage Learning. 2009.
GONÇALVES JUNIOR, Elifas. Inovação e Pseudoinovação. Cuiabá: EdUFMT, 2011


8) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ARGYRIS, C e outros. Comunicação eficaz na empresa. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1999.
BAHIA, J. Introdução à Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro, Editora Mauad, 1995.
BLAND, M & JACKSON, P. A comunicação na empresa. Lisboa/Portugal, Editorial Presença, 1992.
BUENO, W Ca. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo, Editora Manole, 2003.
BEKIN, S F. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo, Makron Books, 1995.
FIORE, Frank. E-Marketing Estratégico. São Paulo: Makron Books, 2001.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LEVIT, Theodore. Miopia em Marketing. Artigo. Harvard.
MELO NETO, Francisco Paulo de. Marketing de Patrocínio. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
NICKELS, Willian G. e WOOD, Marian Burk. Marketing: relacionamentos, qualidade e valor. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 1999.
RIES, Al e RIES, Laura. As 22 Consagradas Leis de Marcas. São Paulo: Makron Books, 2000.

9) AVALIAÇÕES:
Serão realizadas seis avaliações:
1.      Interesse e participação
2.      Frequência
3.      Autoavaliação
4.      Relatório de aula campo
5.      Livro do Semestre
6.      Seminário ou avaliação em grupo de até quatro componentes.
7.      Respeito ao acordo firmado em sala de aula.
As notas são de zero a dez e divididas por sete definindo a média final.

10) CRONOGRAMA
Vide anexo calendário de aulas (Atenção: nem todos os conteúdos foram definidos por data, pois se depende de avaliação e nível de aprendizado da turma).
11) ACORDO
Acordo – Professor e discentes – 2012/1
Realizado no primeiro dia de aulas

1) Leitura e resenha crítica do livro> Inovação e Pseudoinovação: da origem a aplicação das ideias, EdUFMT.  2011.
Atenção: Prefiram respeitar os direitos autorais do autor e preferencialmente não fotocopiem os materiais.
2) Em relação aos horários, por ocasião do primeiro horário, haverá tolerância de 10 minutos para adentrar a sala de aula, ou seja, 7h40 para os discentes matriculados no período diurno ou 19h10 para os discentes matriculados no período noturno. Para os discentes que não conseguirem estar em sala nestes horários devem adentrar a sala de aula às 08h00 e 19h30 respectivamente. Os mesmos critérios devem ser seguidos para as aulas que ocorrerão no segundo período.
3) Quando o docente estiver ministrando algum conceito os discentes devem se manter em silêncio.
4) Celular em aula desligado (de preferência) ou no modo silencioso. Caso a ligação seja urgente pedir licença e se retirar momentaneamente da aula, podendo retornar em seguida. De forma alguma realizar ligações, inclusive conexão com a internet (tabletes, notebooks, etc.) ou atender telefonemas em sala de aula sem expressa autorização do Mestre.
5) As chamadas serão realizadas após a segunda entrada dos discentes. Após esse horário recomenda-se não entrar em sala. Sair antes de ter sido dado como encerrada a aula pelo docente (sem aviso prévio) será considerado o período de ausência como não presente. O limite máximo de faltas é 25%. Após esse percentual o discente estará reprovado.
7) Avaliações: Vide plano de ensino.
8) Não haverá trabalhos paliativos substituindo as avaliações ou como abono de faltas;
9) Caso o discente não possa comparecer as avaliações deve solicitar formalmente a segunda chamada à Coordenação de Ensino em Administração.
10) Haverão trabalhos em grupo e deseja-se que todos os integrantes participem (máximo de quatro alunos (as)). Não se recomenda dividir o trabalho e posteriormente somar as partes.
11) Os prazos de trabalhos e avaliações devem ser respeitados rigorosamente, não serão aceitos retardatários.
PROFESSOR: Elifas Gonçalves Junior      Descrição: F:\Elifas@PADRAO\#DOC\Assin.Digit\Elifas-Assinatura Digital.JPG                    
09/03/2012
1ª revisão
2ª revisão

Aprovação:

COLEGIADO DE CURSO: ________________________EM ___/___/______



CONGREGAÇÃO: _______________________________EM ___/___/______