Jun 1, 2007

OH SENHOR! LIVRE-ME DOS EXAGEROS DO MARKETING

A Garantia Estendida.

Sempre tive vontade de escrever sobre os exageros do marketing. Isso não aconteceu por acaso, surgiu depois de dezoito anos trabalhando com a disciplina. Como gerente de vendas; marketing, microempresário na área de treinamento, jóias e alimentação e especialmente como professor.

Mostrarei os exageros daqueles que fazem de tudo, ou quase tudo para vender. Irei separar, embora muitas vezes possa não conseguir, as técnicas lícitas legitimamente usadas no mundo mercadológico das ilícitas ou vulgo tranbicagens.

Será um alerta aos profissionais de marketing e um instrumento de defesa aos consumidores. Mas por onde começar?

A estréia será com a pressão exercida sobre os vendedores do comércio varejista, principalmente na venda de eletrodomésticos e eletro-eletrônicos: a garantia extra. – “Tem que vender”. As operações de venda que não acusam a famosa “garantia extra”, são observadas pelo corpo gerencial e o vendedor pode ser chamado à atenção por não ter conseguido a assinatura do consumidor nos termos de compra.

Como qualquer contrato típico há inúmeras cláusulas com letras miúdas e poucas favoráveis ao comprador. Alguns só faltam escrever: Se usar ou ligar na tomada a garantia se expira automaticamente.

Na verdade trata-se de uma extensão de garantia, um seguro. Geralmente duplicam o prazo de garantia estipulado pelo fabricante. Esta modalidade de investimento tem ajudado muita gente, mas algumas lojas “forçam” exageradamente a venda. Parece o Botini, apresentador-vendedor do Shopping Mix: “Compre”, “compre”, “compre”.

Não temos que comprar nada. Mas o momento é propício e o cliente desavisado e emocionalmente envolvido com o produto e o processo de compra o adquire. São mais alguns reais que se vão. Há! E se precisar prepare-se para a burocracia. Os vendedores recebem forte treinamento para vender, mas pouco para atender as reclamações, alguns apenas conseguem mostrar onde fica a assistência técnica autorizada ou informar o número do telefone.

Na próxima compra vá avisado. Se o vendedor insistir muito na venda desses adicionais, imagine a pressão que é exercida sobre este profissional e reveja se realmente estão interessados em você ou em apenas em aumentar as margens de lucro e as parcas comissões.

Olhex neles.