Curiosidades sobre marcas
conhecidas
Shell – O nome da empresa e seu símbolo nada têm a ver com as
atividades da empresa; eram uma homenagem ao pai do fundador da empresa,
Marcus Samuel Junior, que tinha, em Londres, uma loja de antiguidades com
muitas conchas decorativas.
Audi – A marca com os quatro anéis foi introduzida em 1932 com a
fusão da Audi, Horch, Wanderer e DKW. Em 1960 a Auto Union AG
foi adquirida pela Volkswagen. Em 1985 teve o seu nome mudado para Audi
AG.
Elf – Esta empresa, agora conhecida pelo escândalo e pela prisão de
um ministro de Miterrand, teve seu nome escolhido entre 8.253.000
combinações de três, quatro e cinco letras.
Marlboro – A masculinidade desta marca de cigarro só foi introduzida
em 1955 com a associação do cigarro com imagens de cowboys. Até então,
Marlboro, desde seu lançamento em 1924, era um produto destinado às
mulheres.
Citroën – O engenheiro André Citroën, em 1903, com 25 anos de idade,
abriu uma fábrica de engrenagem helicoidal com dentes. Sua empresa prosperou
e tornou-se uma importante indústria automobilística; entretanto, sua
marca original permaneceu.
Kodak – O nome Kodak é uma onomatopéia que descreve o som do
obturador de uma câmera fotográfica.
Playboy – O coelho foi escolhido como símbolo por seu interesse
desinibido por sexo. A gravata borboleta e suas orelhas em riste sugerem
que o coelho é elegante e sempre alerta.
Merril Lynch – A escolha do touro está associada claramente à
expressão popular “Bull-market” (Bolsa de Valores).
Nike – O nome é uma homenagem à deusa da vitória na mitologia grega.
A empresa fundada em 1962, por Phill Knight, com o nome original de Blue
Ribbon Sports (BRS), teve sua marca criada em 1972 pela estudante Carolyn
Davidson por meros 35 dólares; em 2000, segundo a Interbrands/Citibank, a
marca está avaliada em US$ 8 bilhões.
Suástica – O símbolo do nazismo tem uma longa história. Há registros
de 3.000 anos atrás em Creta, nos artefatos Navajos, em gravuras
orientais e na cerâmica pré-Colombiana. Em sânscrito a palavra significa
“todos por um” e tem conotações de força e de fertilidade. O III Reich
usou-o como símbolo para seu programa de identidade corporativo.
Goodyear – O pé com asas, entre as palavras Good e Year, foi
inspirado na estátua de Mercúrio, que o fundador da empresa, Frank
Seiberling, tinha em sua casa.
Lacoste – O crocodilo da marca desenhada por Robert George procurou
capitalizar o apelido do principal sócio da empresa, o tenista
profissional René Lacoste.
Apple – Três foram as principais razões para a marca:
1) o nome iniciava-se com “A”, portanto apareceria listado na frente da
maioria dos competidores;
2) ninguém esperaria uma associação de sentidos de uma maçã com
computadores, sendo uma aposta no inusitado;
3) uma maçã está ligada a uma vida saudável (“an apple a day keeps the
doctor away”). Além do mais, a maçã desenhada com faixas é uma alusão à
marca listrada da IBM e o pedaço mordido é uma clara referência ao
pecado bíblico.
Nestlé – O nome da empresa e o desenho da marca foram inspirados no
nome do fundador, Henri Nestlé, e no significado da palavra “nestle”,
derivada da palavra nest, ninho em inglês, que quer dizer aninhar-se,
abrigar-se. A mais importante alteração da marca desde 1875 aconteceu em
1985, quando o número dos filhotes diminuiu de três para dois dentro do
ninho – sinal dos tempos de redução da prole.
BMW – A simbologia da Bayerische Motoren Werke designa a origem dos
seus negócios: a fabricação de motores de aviões. A imagem é de uma
hélice, o azul e o branco da marca representam o céu e as cores da
Bavária.
Cruz Vermelha – Por diferenças culturais, a tradução de Red Cross
(Cruz Vermelha) é modificada para Red Crescent (Lua crescente Vermelha)
nos países árabes e Red Lion (Leão Vermelho) e Rising Sun (Sol crescente)
no Irã. Pirelli – O P estendido é uma descrição da elasticidade e da
qualidade dos seus produtos.
Pizza Hut – Os irmãos Carney em Wichita, Kansas, em 1958, abriram uma
pizzaria em um local que já tinha um luminoso com nove caracteres. Pizza
era o que eles venderiam, havia mais um espaço entre as palavras e só
sobravam três letras. Alguém disse que o local parecia uma cabana (Hut,
em inglês). Pronto, aí estava o nome. O desenho de um telhado sobre o
nome só foi feito 11 anos depois.
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