PLANO DE ENSINO
MARKETING - 2011 - UFMT 
|  | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO | 
PLANO DE ENSINO
| 1)   IDENTIFICAÇÃO | |
| Disciplina:   Administração Mercadológica | Código   da Disciplina: 20524030                      | 
| Carga   Horária: 64 horas | Período   Letivo: 2011/1 – Matutino e Noturno | 
| Professor:   Elifas Gonçalves Junior | Curso:   Administração               Regime: DE | 
| Departamento   de Origem: Administração | |
| 2) EMENTA | |
| ·     Conceito, evolução, princípios e atividades de   marketing – Marketing de Relacionamento. Fidelização de Clientes. Entrega de   Valor ao Cliente. Posicionamento. Marketing social. Áreas de marketing –   endomarketing, esportivo, cultural etc. - Análise das variáveis   microambientais a macroambientais de marketing – Pesquisa de marketing e   sistema de Informação – Segmentação de mercado – Comportamento do consumidor   final e comprador organizacional – Planejamento de Marketing e Estratégia   Organizacional – Matriz BCG – Estratégias de Ansoff. Análise SWOT.  | |
| 3)   OBJETIVOS | |
| Proporcionar aos discentes a   importância da administração mercadológica para a gerência das organizações   modernas. Proporcionar aos graduandos os   conceitos básicos, bem como as estratégias de marketing utilizadas em um   ambiente altamente competitivo. Orientar como se estabelece um   plano de marketing. Instrumentalizar os discentes a   proporcionarem diferenciais competitivos. | |
| 4)  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |
| Introdução   aos conceitos dee Marketing ·  Tarefas de Marketing ·   Conceitos e ferramentas de marketing ·   Orientações da empresa no mercado ·   Miopia em Marketing ·   Como as empresas e o Marketing estão mudando Satisfação, valor e retenção do cliente. ·     Definição do valor e satisfação para o cliente ·     A natureza de empresas de alto desempenho ·     Entrega de valor e satisfação para o cliente ·     Atração e retenção de clientes ·     Marketing de Relacionamento ·     Lucratividade de clientes: o teste definitivo Análise das oportunidades de mercado Análise do ambiente de Marketing ·     Análise das tendências e necessidades no   macroambiente ·     Identificação das principais forças do   macroambiente Análise dos mercados   consumidores e organizacionais, do comportamento de compra e  Identificação de segmentos de   mercado e seleção de mercados-alvo ·     Níveis e modelos de segmentação de mercado ·     Segmentação dos mercados consumidor e empresarial ·     Seleção do mercado-alvo Posicionamento ·     Conceito central ·     Como diferenciar produtos e serviços  Planejamento de Marketing e Estratégia   Organizacional  – Matriz   BCG – Estratégias de Ansoff. Análise SWOT. | |
| 5)   PROCEDIMENTOS DE ENSINO (técnicas, recursos e avaliação) | |
| Aula   expositiva, Estudos de casos, debates, seminários, trabalhos de campo,   palestras, estudos na biblioteca central, etc. Para a aula de comportamento   do consumidor pretende-se realizar uma manhã/noite de comidas   típicas/lanches. Trabalho   de campo:                                    1. Visita a   Supermercados e/ou shoppings para análise do comportamento do consumidor. Livro   do Semestre:  Leitura da obra de Weber indicada na bibliografia   básica, debate e uma ou duas questões na segunda avaliação.  | |
| 6)   RECURSOS (humanos, técnicos, materiais necessários para o ensino a serem   viabilizados pelo docente e/ou Departamento/Unidade). | |
| DVD,   televisor, projetor multimídia, Internet para fins de pesquisa e exercícios   on-line, etc. | |
| 7)   BIBLIOGRAFIA BÁSICA BOONE,   Louis e KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. 12ª ed. São Paulo: Cengage Learning. 2009. | |
| 8)   BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: | |
| CHURCHILL,   Gilbert A. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo:   Saraiva, 2000. COBRA,   Marcos Henrique. Administração de Marketing no Brasil. Rio de Janeiro:   Elsevier, 2009. DIAS,   SÉRGIO ROBERTO (Coordenador). Gestão de   Marketing; Professores do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP e   Convidados. São Paulo. Editora Saraiva, 2003.  FIORE,   Frank. E-Marketing Estratégico. São Paulo: Makron Books, 2001. GONÇALVES,   Elifas Junior. Inovação e   Pseudoinovação. Cuiabá: EdUFMT.   2011. No prelo. Como elaborar resenhas críticas. http://indigestao.blogspot.com GONÇALVES,   Elifas Junior; TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo; TRIGUEIRO, Sonia. Marketing I. Fascículo EAD. Cuiabá. EdUfmt. 2011. LAS   CASAS, Alexandre Luzzi. Novos Rumos do Marketing. São Paulo: Atlas,   2001. __________________________   Plano de Marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas,   1999. ___________________________Marketing:   Conceitos, casos e exercícios. São Paulo: Atlas, 2005 KOTLER, Philip; KELLER,   Kevin Lane. Administração   de Marketing. 12. ed – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. LEVIT,   Theodore. Miopia em Marketing. Artigo. Harward. MADIA   de Souza, Francisco Alberto. Marketing Trends 2010. – São Paulo – M. Books do   Brasil  MESTRE,   Miguel Santesmases. Marketing: Conceptos y   Estratégias. Getafe (Madrid):   Pirámide, 2000. NICKELS, Willian G. e   WOOD, Marian Burk. Marketing:   relacionamentos, qualidade e valor. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 1999. RIBEIRO,   Darcy.O povo brasileiro. São Paulo:   Circulo do Livro, 1995. RIES,   Al; TROUT, Jack. Posicionamento: a   batalha pela sua mente. São Paulo: Pioneira, 1996. WEBER,   Max. A ética protestante e o espírito   do capitalismo. Coleção a obra prima de cada autor. 4ª Ed. - 5ª   reimpressão. São Paulo: Martin Claret, 2008. | |
| 9)   AVALIAÇÃO: | |
| Será   realizada em cinco fases de igual peso, a saber; a. Nota 1 – (0 a   10).  Estudos de caso e respostas às   questões do livro texto e outros materiais realizados em sala de aula, em   grupo ou individuais, durante o transcorrer do semestre. Não será aceito   atividades entregues fora da aula estabelecida. Os números de trabalhos podem   variar sendo atribuído proporcionalmente a nota a cada um deles de modo que o   total seja 10. Exemplo: cinco trabalhos/exercícios realizados, cada um deles   valerá como pontuação máxima 2,0 pontos). b. Nota 2 – (0 a   10). Trabalhos em grupo e individuais realizados fora da sala de aula. Não   será aceito trabalhos entregues depois do prazo estabelecido. Os números de   trabalhos podem variar sendo atribuído proporcionalmente a nota a cada um   deles de modo que o total seja 10. Exemplo: quatro trabalhos/exercícios   realizados, cada um deles valerá como pontuação máxima 2,5 pontos). c. Nota 3 − (0 a 10). Autoavaliação: O   discente se avaliará diante do empenho realizado para o aprendizado diante   dos critérios abaixo relacionados, sendo que cada item corresponde a um ponto:        I.              Presença em sala de aula:     II.              Participação nos debates;  III.              Resolução dos exercícios em sala de aula;  IV.              Participação nos trabalhos realizados   extraclasse;     V.              Respeito aos horários de início e encerramento de   aula;  VI.              Respeito ao acordo estabelecido entre docente e   discentes; VII.              Leitura dos capítulos indicados pelo docente no   livro texto; VIII.              Leitura do livro do semestre;  IX.              Respeito aos demais colegas e docentes;     X.              Avaliação do aproveitamento do conteúdo da   disciplina; IMPORTANTE: A avaliação deverá conter a   justificativa realizada pelo discente e terá o respaldo ou não do docente. O   docente fornecerá tabela para pontuação com base na escala de Likert. d. Nota 4 − (0 a 10). Avaliação individual   – Prova. e. Nota 5 − (0 a 10). Avaliação em grupo   (duas questões ou estudo de caso) (máximo quatro componentes) – Prova: Livro   Texto e Livro a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (duas questões). Nota   final =   Solicita-se   para os alunos em caráter não   obrigatório a realizar avaliação do professor e do método de ensino ao   encerramento após a comunicação dos resultados da segunda avaliação – Prova –   grupo. | |
| 10) CRONOGRAMA | |
| 11/04/2011   – Exercícios capítulo 1 – Livro Texto - Individual e grupo (Nota 2).  14/04/2011   – Observar em supermercados, shoppings ou feiras livres como as pessoas   compram (trabalho individual). Aproveitar o horário de aula para realizar a   atividade.  18/04/2011   – Entrega do relatório de observação: Como as   pessoas compram (Nota 2). 28/04/2011   – Entrega da carta de intenções para a aula festiva/comidas típicas, contendo   o nome dos componentes do grupo, a cidadade/Estado ou região que representará   e o produto a ser apresentado. 05/05/2011   – Aula festiva – Comidas típicas: Individual e voluntário.   Será conferida nota para os discentes que participarem e contarem a história   do produto, sua relação com o comportamento de compra do consumidor e   estratégias de comercialização (Nota 1). Os discentes que não   realizaram a atividade não serão prejudicados, entretanto sugere-se a   participação. O trabalho poderá ser apresentado individualmente ou em grupo   de até quatro componentes. Tempo máximo de apresentação: 10 minutos. 12/05/2011– Seminário   Marketing Estratégico e Resenha capítulos 2 e 3 do livro texto. Apresentação   oral por sorteio. Anota levará em conta a apresentação e resenhas. Grupo de   no máximo 4 pessoas (Nota 2). Obs.: Não incluir o anexo/apêndice: O Plano   de Marketing. 23/05/2011   – Avaliação individual – Prova - conteúdo estudado até 16/05/2011 (Nota   4). 30/05/2011   – Avaliação - 2ª chamada.     13/06/2011   – Divulgação das notas dos exercícios realizados em sala de aula (Nota 1). 13/06/2011   – Divulgação dos resultados dos exercícios e trabalhos realizados fora da   sala de aula (Nota 2). 16/06/2011   – Avaliação (individual/docente/discente) de participação em sala de aula (Nota   3). 20/06/2011   – Avaliação - Prova - grupo – máximo 4 pessoas (Nota 5). 23/06/2011   −Avaliação - 2ª chamada (grupo máximo 4 pessoas ou   individual caso o número de discentes não permita a formação de grupo). 23/06/2011   −Divulgação dos resultados dos discentes   aprovados. 24/06/2011   −Divulgação dos resultados dos discentes aprovados   (2ª chamada).    27/06/2011   – Prova Final 28/06/2011   – Resultado dos discentes aprovados. 30/06/2011   – Avaliação 2ª chamada 07/07/2011   – Resultado final. | |
| 11)   ACORDO – Professor e   discentes | |
| Realizado no primeiro dia de aula   e aprovado por aclamação entre os presentes no primeiro dia de aula. 1) Aquisição dos   livros> Marketing Contemporâneo. Boone, Louis E., Kurtz, David L. São   Paulo: Cengage Learning, 2009 e do livro do semestre: A ética protestante e o   espírito do capitalismo – autor: Max Weber. Atenção:   Prefiram respeitar os direitos autorais do autor e preferencialmente não   fotocopiem os materiais. A solicitação da compra da obra foi realizada no   primeiro dia de aula. 2) Em   relação aos horários, quando ele tiver a primeira aula, haverá tolerância de   5 minutos, ou seja, 7:35 ou 19h35 para os discentes matriculados no período   noturno, porém quem chegar atrasado deve esperar mais pessoas chegarem para   entrarem todos juntos as 8h00 e 19h30. Os mesmos critérios devem ser seguidos   para as quintas feiras onde as aulas ocorrerão no segundo horário. 3) Quando   o docente estiver ministrando algum conceito os discentes devem ficar em   silêncio. 4)   Celular em aula desligado (de preferência) ou no modo silencioso. Caso a   ligação seja urgente pedir licença e se retirar momentaneamente da aula,   podendo retornar em seguida. De forma alguma realizar ligações, inclusive   conexão com a internet ou atender telefonemas em sala de aula. 5) As   leituras, principalmente do livro texto, devem ser realizadas fora do   ambiente de sala de aula; 6) serão   realizadas as chamadas  após a segunda   entrada dos discentes. Após esse horário recomenda-se não entrar em sala e   sair antes do encerramento da aula que será sinalizado pelo professor. O   limite máximo de faltas é 25%. Após esse percentual o discente estará   reprovado. 7)   Avaliação: Vide plano de ensino. 8) Não   haverá trabalhos paliativos substituindo a avaliação ou como abono de faltas; 9) Caso o   discente não possa comparecer as avaliações individuais ou em grupo deve   solicitar formalmente a segunda chamada.  10)   Haverão trabalhos em grupo e deverão ser ter participação de todos os   integrantes. Não se recomenda dividir o trabalho e posteriormente somar as   partes. 11) Os   prazos de trabalhos e avaliações devem ser respeitados rigorosamente, não   serão aceitos os trabalhos retardatários.  | |
| PROFESSOR:     10/03/2011 1ª revisão   29/03/2011 2ª   revisão 09/04/2011. Inserido acordo, cronograma e atividades festivas s/   comportamento do consumidor. Extraído como livro base a obra Inovação e   Pseudoinovação: da origem a aplicação das ideias. Aprovação:    COLEGIADO   DE CURSO: ________________________EM ___/___/______ CONGREGAÇÃO:   _______________________________EM ___/___/______ | |
 
 
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