Oct 10, 2011

Curiosidades sobre marcas conhecidas


Curiosidades sobre marcas conhecidas

Shell – O nome da empresa e seu símbolo nada têm a ver com as atividades da empresa; eram uma homenagem ao pai do fundador da empresa, Marcus Samuel Junior, que tinha, em Londres, uma loja de antiguidades com muitas conchas decorativas.

Audi – A marca com os quatro anéis foi introduzida em 1932 com a fusão da Audi, Horch, Wanderer e DKW. Em 1960 a Auto Union AG foi adquirida pela Volkswagen. Em 1985 teve o seu nome mudado para Audi AG.

Elf
– Esta empresa, agora conhecida pelo escândalo e pela prisão de um ministro de Miterrand, teve seu nome escolhido entre 8.253.000 combinações de três, quatro e cinco letras.

Marlboro
– A masculinidade desta marca de cigarro só foi introduzida em 1955 com a associação do cigarro com imagens de cowboys. Até então, Marlboro, desde seu lançamento em 1924, era um produto destinado às mulheres.

Citroën
– O engenheiro André Citroën, em 1903, com 25 anos de idade, abriu uma fábrica de engrenagem helicoidal com dentes. Sua empresa prosperou e tornou-se uma importante indústria automobilística; entretanto, sua marca original permaneceu.

Kodak
– O nome Kodak é uma onomatopéia que descreve o som do obturador de uma câmera fotográfica.

Playboy
– O coelho foi escolhido como símbolo por seu interesse desinibido por sexo. A gravata borboleta e suas orelhas em riste sugerem que o coelho é elegante e sempre alerta.

Merril Lynch
– A escolha do touro está associada claramente à expressão popular “Bull-market” (Bolsa de Valores).

Nike
– O nome é uma homenagem à deusa da vitória na mitologia grega. A empresa fundada em 1962, por Phill Knight, com o nome original de Blue Ribbon Sports (BRS), teve sua marca criada em 1972 pela estudante Carolyn Davidson por meros 35 dólares; em 2000, segundo a Interbrands/Citibank, a marca está avaliada em US$ 8 bilhões.

Suástica
– O símbolo do nazismo tem uma longa história. Há registros de 3.000 anos atrás em Creta, nos artefatos Navajos, em gravuras orientais e na cerâmica pré-Colombiana. Em sânscrito a palavra significa “todos por um” e tem conotações de força e de fertilidade. O III Reich usou-o como símbolo para seu programa de identidade corporativo.

Goodyear
– O pé com asas, entre as palavras Good e Year, foi inspirado na estátua de Mercúrio, que o fundador da empresa, Frank Seiberling, tinha em sua casa.

Lacoste
– O crocodilo da marca desenhada por Robert George procurou capitalizar o apelido do principal sócio da empresa, o tenista profissional René Lacoste.

Apple
– Três foram as principais razões para a marca:
1) o nome iniciava-se com “A”, portanto apareceria listado na frente da maioria dos competidores;
2) ninguém esperaria uma associação de sentidos de uma maçã com computadores, sendo uma aposta no inusitado;
3) uma maçã está ligada a uma vida saudável (“an apple a day keeps the doctor away”). Além do mais, a maçã desenhada com faixas é uma alusão à marca listrada da IBM e o pedaço mordido é uma clara referência ao pecado bíblico.

Nestlé
– O nome da empresa e o desenho da marca foram inspirados no nome do fundador, Henri Nestlé, e no significado da palavra “nestle”, derivada da palavra nest, ninho em inglês, que quer dizer aninhar-se, abrigar-se. A mais importante alteração da marca desde 1875 aconteceu em 1985, quando o número dos filhotes diminuiu de três para dois dentro do ninho – sinal dos tempos de redução da prole.

BMW
– A simbologia da Bayerische Motoren Werke designa a origem dos seus negócios: a fabricação de motores de aviões. A imagem é de uma hélice, o azul e o branco da marca representam o céu e as cores da Bavária.

Cruz Vermelha
– Por diferenças culturais, a tradução de Red Cross (Cruz Vermelha) é modificada para Red Crescent (Lua crescente Vermelha) nos países árabes e Red Lion (Leão Vermelho) e Rising Sun (Sol crescente) no Irã. Pirelli – O P estendido é uma descrição da elasticidade e da qualidade dos seus produtos.

Pizza Hut
– Os irmãos Carney em Wichita, Kansas, em 1958, abriram uma pizzaria em um local que já tinha um luminoso com nove caracteres. Pizza era o que eles venderiam, havia mais um espaço entre as palavras e só sobravam três letras. Alguém disse que o local parecia uma cabana (Hut, em inglês). Pronto, aí estava o nome. O desenho de um telhado sobre o nome só foi feito 11 anos depois.









No comments: