Feb 21, 2015

Frases de Empreendedores

Abaixo segue a primeira parte das frases de empreendedores que farão parte do livro Gigantes pela própria natureza; histórias de empreendedores mato-grossenses, EdUFMT, no prelo,


Conhecimento e formação
“Nós somos formados na faculdade Avon.” (Rosilene Q. F. dos Santos).
“A Nestlé foi a minha faculdade.” (José Gonçalves Duarte).

“Uma pessoa bem preparada tem dois elementos: primeiro a honestidade e segundo certa experiência em administração.” (Celso Duca).

Conhecimento inicial do negócio
Fui aprendendo na prática.” (Donizete Aparecido de Souza).

Dificuldades
“Eu estava sem carro, ia de bicicleta. Nos dias de chuva voltava todo enlameado para casa. As vezes, dá vontade de desanimar. (Gilberto Mendes da Silva).

Empreendedorismo

 “Uma das principais questões que hoje reconheço: Vocação. Não! Eu não tenho vocação para empresário, demorei pra descobrir.” (Salvy Bosco de Rezende). Sobre as semelhanças e diferenças entre ser empresário e ser empreendedor.

“No primeiro dia que sai de casa, dormi na rodoviária (PARA NÃO GASTAR). Eu tinha R$ 5,00 na carteira e comprei dez ou quinze agulhas de fogão. Fui batendo de casa em casa e a tarde eu já tinha R$ 25,00.” (Suedir Ribas).
 Ah! O entusiasmo nasce da vocação da gente. Não sei onde encontro tanta energia.” (Celso Duca).
Empreendedor # Empregado
“Eu me sinto livre.” (Wilson Ramos Filho – sobre a vantagem de ser autônomo em relação a um empregado tradicional).

Faz o que gosta
“Eu quero morrer dentro daquele barracão ali (indicando a fábrica) segurando uma barra de queijo ou pelo menos a massa dele. Sou muito feliz junto ao laticínio.” (Lazara Eudália Barboza).

Ganhar dinheiro
“Nunca fui ambicioso, sempre fui um pobre conformado, nunca quis ter nada e acabei tendo muita coisa que não fazia parte dos planos.” (Márcio Monteiro).

Gestão
“A empresa não tem sucesso se não inovar, se não criar, se não estiver presente. A cada dia estamos mudando.” (Ico).

Gestão de organizaçoes sociais Social
“A cooperativa é uma empresa. Não faça uma equipe de caridade porque irá afundar, e afundando prejudica todos.” (Celso Duca – Sobre a confusão entre caridade e administração das cooperativas.).

Influência para se tornar um empreendedor
“Minha mãe teve o primeiro comércio, então desde pequeno a gente vivia nessa história de ter o negócio próprio, de ter espírito empreendedor.” (Mara Prado).


Origem dos recursos para iniciar o empreendimento
“[...] se tiver alguém que tem uma boa ideia e que tenha a coragem de fazer, ele não precisa ter o recurso.” (Adilson Jacinto).

“[...] estava sem dinheiro para a instalação da rádio. Fui à Igreja de Todos os Santos e pedi um espaço [...] optamos por colocar no banheiro do salão de festas [...] e Começamos a Rádio Comunidade FM.” (Antonio Pauli). Sobre as dificuldades de iniciar a Rádio em Sinop. Iniciaram a empresa no banheiro. Quem quer consegue. Gigantes [...] no prelo

Planejamento
[…] a gente tem que montar um negócio que as pessoas precisem comprar e não que eu precise vender.” (Joel Gonçalves Filho).

“Sempre escutei mais do que falei.” (José Alves Piedade).

“― Sejam honestos, pontuais, tenham moral e humildade. Não se deixem iludir. Seja sempre você mesmo, não queira ser o que você não é. Meu pai me ensinou: Se você tem condições de comprar uma bicicleta, compre uma bicicleta e não um carro novo.” (Sérgio Ferrarini).




No comments: