Apr 9, 2015

O problema não é a terceirização da mão-de-obra. O problema é a produtividade

Fico estarrecido com a discussão no Congresso Nacional sobre aprovar a terceirização da mão-de-obra para todos os setores. Hoje só é permitido para atividades não centrais ou meio -  aqui entendidas como segurança e limpeza. As atividades fins estavam proibidas, como o exemplo dado pela mídia, os serviços de professores em uma escola ou universidade. Estamos discutindo a intensidade do grau e que armação devemos recomendar a um cego (com todo o respeito aos portadores dessa deficiência). Ele simplesmente não vai enxergar.

O problema é da baixa produtividade do brasileiro. Temos uma das menores produtividades entre os países emergentes e perdemos para Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura, Estados Unidos, Japão, Espanha, Alemanha, França, Austrália, Canadá e Itália (http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-02/brasil-tem-menor-produtividade-entre-11-paises-pesquisados).

A nossa produtividade é baixa - entre outros motivos - pois o padrão de educação é rasteiro, a tecnologia empregada não atinge os padrões internacionais, os nossos impostos são absurdos, as estradas um amontoado de crateras e por aí vai.

Um exemplo aconteceu comigo na última terça feira. Procurei um posto de combustível para completar o nível do fluído de freio. O atendente não sabia onde se instalava o reservatório. Depois que retirei o pneu e mostrei a ele, não conseguiu retirar o filtro. Fiz isso. Colocou o líquido e encheu o reservatório até derramar. Sem problemas. Resolvi completar a água do radiador e ele ofereceu um produto para que a água não esquentasse tanto. Aceitei. Mostrou-me o invólucro e leu - em voz alta - o que estava estampada: "Não permite o congelamento da água". Ele olhou para mim e afirmou: "Isso vai ser muito bom para o seu carro, pois quando estiver abaixo de zero grau, muito frio, o seu carro não congelará." Fiquei pasmo: Disse: - Estamos em Cuiabá e isso dificilmente irá acontecer. Ele respondeu: -  "É mesmo!"

Triste fim de uma manhã. A falta de treinamento auxilia a baixa produtividade brasileira. Congresso Nacional tirem as vendas dos olhos. Ah! É evidente que os salários e benefícios das atividades terceirizadas não ajudaram em nada ao trabalhador. Talvez diminua - muito pouco - o custo Brasil.

No comments: