May 31, 2008

Algumas idéias sobre metodologias para o ensino de Administração na graduação

Gostaria de socializar algumas idéias que venho remoendo já algum tempo e talvez seja o momento de externá-las. As sugestões passam por três linhas, a saber:
A primeira entende que temos um aluno muito distante dos anos 70, diferente e atento para novas instigações. A segunda trata da aplicação dos conceitos teóricos e a terceira da infra-estrutura das salas de aula.

Diante deste triângulo, proponho um recheio um pouco diferente do que estamos acostumados, que somados ao método tradicional e as mudanças propostas pelos demais colegas professores e professoras possamos aprimorar o nosso curso de Administração. Abaixo segue algumas das idéias a serem discutidas.

a-) Volta da Educação Física (como disciplina ou buscando o conceito de transversalidade e de integração) no conjunto de disciplinas do curso ao longo dos quatro anos. Poderíamos trabalhar liderança, estratégia, organização, processo de tomada de decisão, etc.

b-) Criação de uma “empresa modelo”, seja ela agrícola, hospitalar, serviços ou comércio para aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos.

c-) Integração com outros cursos da UFMT como agronomia, florestal, veterinária, medicina, nutrição, educação, etc (as alternativas “b” e “c” podem estar juntas).

d-) Apoio intensivo a Fácil – Consultoria e a Arca Multincubadora permitindo um professor com dedicação às organizações.

e-) Busca de outros ambientes de ensino. Aumento das horas aula fora das salas tradicionais: Pesquisas, visitas técnicas, aulas-campo. (O Prof. João Carlos tem falado sobre o assunto).

f-) No primeiro ano aulas integradas com o curso de Ciências Contábeis, dedicadas as disciplinas comuns.

g-) Ampliação das salas de aula (o dobro do espaço) para o primeiro e segundo ano.

h-) Equipar todas as salas de aula com equipamentos multimídia + internet.

i-) Precisamos ter foco. Criarmos diferenciais em nosso currículo a fim de termos a pretensão de sermos reconhecidos nacionalmente. Continuaremos no geral e seremos mais um ou seremos gestores da selva, do gado, do ambiente, da micro e pequena empresa, da cooperação, do ensino a distância, enfim de quê?????

j-) Encaminhar a disciplina de Marketing para o terceiro ano de curso. Os discentes não apresentam amadurecimento profissional no segundo ano de curso.

Se pensar mais um pouco sai mais (risos), mas por enquanto basta.

Abraços.

1 comment:

Prof. Washington Fernando said...

Olá Professor Elifas,

Que excelente saber que os Professores estão discutindo sobre aperfeiçoamento do nosso curso de Administração!
Aproveito para expressar minha opnião sobre o processo de aprendizagem dos nossos alunos!
De fato nossos alunos têm como opção concretizar seu aprendizado o Emprego, o Estágio e a Empresa Junior! O fato que o emprego para os jovens está escasso! O estágio embora abundante é percebido como mão-de-obra barata pelos empresários, e nos móldes atuais, e em sua maioria não permite ao aluno aprender tomar decisões, trabalhar em equipe, pensar estratégicamente, obter visão sistêmica do negócio e exercitar seus comportamentos empreendedores. A Empresa Junior, é o mecanismo mais eficaz que conheço para completar o aprendizado/ a formação do Administrador! A Fácil é a única empresa junior funcionando e com grandes resultados em Mato Grosso, de lá estão saindo líderes empreendedores!
INDIGESTO: Realmente a Instituição precisa fazer algo para apoiá-los! Nem um espaço decente eles têm! Mesmo assim forma considerados um dos 10 melhores projetos de extensão de 2007!!
DIGESTO: A Facil já é uma empresa modelo! E mesmo sem grande apoio institucional, é referência em MT e MS!

Prof. O senhor sabe que é meu Mentor! e lembro-me sempre de ti! agora tenho meu blog também! espero que apareça por lá!
http://funcionaconsultoria.blogspot.com/