Nov 10, 2010

EXPO-MANAGEMENTE
PALESTRA - NEUROCIÊNCIAS E O CONSUMO - DESVENDANDO A MENTE DO CONSUMIDOR.

O Palestrante trata de uma nova visão do consumo através do NEUROMARKETING.
 Algumas conclusões:
a-) Se as emoçòes são retiradas, a capacidade de planejamento é dificultada.
b-) A emoção é sempre ponto de parada antes da razão.
c-) 50% do cérebro é envolvido direta ou indiretamente com a visão.

Para ilustrar o palestrante comentou sob o ponto de visto neurológiico o case tradicional do teste cego realizado pela Pepsi, comparando o seu produto com a Coca-Cola. Como sabemos a maioria das pessoas preferiram Pepsi a Coca-Cola. Através da resson6ancia magnética a região do cérebro responsável pelo gosto é o PUTÂMEN - e neste momento ela é mais ativada. Quando revelada as marcas 75% dos entrevistados preferiram Coca-Cola. Por que? Coca-cola não é líquido preto doce gaseificado. É papai noel, é urso polar, é natal, é familia, é vermelho e branco. Enfim Coca-Cola é emoção.
CASO 2
Advertência nas embalagens de cigarros sobre os perigos de fumar.
No cérebro quando os fumantes estão diante da imagem é atividado o Núcleo ACCUMBENS - o principal núcleo de recebimento doa Dopamina - o neurotransmissor, ou melhor, um dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer. Se perguntado os fumantes indicam que as propagandas despertam o interesse de NÃO FUMAR.
O CONSUMIDOR MENTE
Os processos que levam ao consumo na maioria são inconscientes.
CASO 3
A IR(RACIONALIDADE DO CONSUMO - O MINI - COOPER.
A imagem do carro ativa o GIRO FUSIOFORME. É visto um rosto bonito - lembra o rosto de uma criança - as mulheres são mais atingíveis.
Fim do primeiro dia

2 comments:

Marcio said...

Caro Elifas,

Esta foi a única palestra que assisti fora do auditório e foi excelente!
Fiz até um mapa mental da palestra com links para um artigo em PDF muito interessante.

http://www.mindmeister.com/68850287/neuroci-ncias-e-o-consumo-pedro-furtado

O evento foi excelente para networking, e pelo visto continua online!

Abraços,
Marcio Okabe

Unknown said...

Obrigado Márcio!
Abs.
Elifas