Oct 24, 2006

Gestão: Ontem ministrei a palestra Marketing no Varejo a convite do Prof. Luiz Eufrásio coordenador do curso de Administração da Faculdades Integradas Cândido Rondon. Estiveram presentes mais ou menos cento e cinquenta pessoas e transmiti os principais conceitos que estão norteando o varejo, tais como: ética, design, a presença de um novo consumidor, o E-commerce, a globalização e a necessidade premente de inovação no varejo. Exemplo como o Chopão no tocante ao que os consumidores estão buscando ajudou na composição do tema. O Restaurante proporciona um belo exemplo de entender o que o cliente busca. Obviamente além de comida saborosa, os seus freqüentadores o escolheram como um bom local para conversar. A questão de ter o melhor preço também foi abordada e comentei a experiência que tive por ocasião do curso de especialização em Gestão proporcionada pela UNED-Diamantino onde questionaram-me sobre a importância nos preços hoje no processo de decisão. Um dos alunos foi enfático: O que vale hoje em nosso país é "o Preço e acabou". Se fosse assim todos andariamos atrelados a um Orelhão (telefone público), pois é infinitamente mais barato do que um aparelho celular e isto não é o que acontece. O celular cresce vertiginosamente. O que as pessoas compram é o que agrega mais valor a elas e isto sim é o ponto final.

Indigestão: O bendito telefone celular que insiste em tocar em palestras e aulas. Sou fã da tecnologia, mas saber usá-la é fundamental. Hoje a noite trabalho no curso de especialização em Gestão Pública promovido pelo Caepe-Centro de Estudos da Amazonia. Vou ver se dá um tempinho para ver o final da entrega do prêmio dos cases vencedores promovidos pelo Sebrae.
Abraços.
Elifas

No comments: