Oct 31, 2006

Digesto>

Na semana passada estive a convite do comando da Policia Comunitária de Mato Grosso compondo o quadro de professores do curso de formadores de gestores. Coube a minha pessoa a falar sobre qualidade e inovação. Foi uma experiência fascinante, mas o que mais impressionou além de voltar a trabalhar com os conceitos de Deming e Juran, da filosofia japonesa que sempre estão em volta dos conceitos de gestão, foi o respeito e a disciplina que os discentes apresentaram. Dos 32 alunos a maioria éra de formação militar, Coronéis, Tenentes-Coronéis, Tenentes e outros oficiais, além da presença de delegados da policia civil, convidados e convidadas de outras instituições públicas dos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso e o Distrito Federal. Pasmen! As pessoas cumpriam os horários, pediam licença, faziam silêncio quando solicitados.

Ao final do evento sempre um deles se apresenta para falar sobre o módulo. Tive o prazer que quatro participantes comentassem sobre o trabalho. As palavras foram fascinantes e honestas. Diziam sobre o que aprenderam do ponto de vista técnico e humano. Como é bom nestes momentos servir auxiliando as pessoas na educação. Para encurtar o que me foi proporcionado, as lágrimas quase vieram a face, ficando presas ao redor dos olhos, significando o contentamento de um trabalho realizado.

Indigesto
E na Universidade . . . alguns alunos e alunas entram e saem das aulas sem pedir licença, aviso são dados aos gritos, qualquer festa é motivo de deixar a aula mais cedo. Jogos do campeonato brasileiro, se fála! Mas a hierarquia e principalemnte o respeito para uma parte dos alunos é coisa que não se usa mais. Que pena! Já vi professores saindo da sala aos prantos. Outros ficam sem dormir, tamanho é a agressividade à pessoas que querem ajudar. É óbvio que estou falando de uma minoria, mas de uma minoria que incomoda, e infelizmente é crescente.

Acredito que a Universidade poderia reaprender muito com os militares.

Parabéns ao Comando da Policia Comunitária de Mato Grosso!

Elifas Gonçalves Junior

2 comments:

Leandro César said...

Parabéns pelo post. Parte do comportamento da juventude brasileira pode ser entendido assistindo-se o documentário no link abaixo. Alem do Cidadão Kane é um documentário Britanico -Proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial.

http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038&q=alem+do+cidad%C3%A3o+kane

Unknown said...

Obrigado Leandro. Vou verificar o conteúdo.

Abraços.

Elifas