Oct 20, 2006


Primeiro Post e eis que apresento o livro que está a caminho sob minha autoria: Heróis do Brasil!!

Heróis do Brasil: histórias de empreendedores mato-grossenses, nasceu há 5 anos quando por ocasião do curso de metodologia para o ensino do empreendedorismo nas universidades brasileiras. Os mil oitocentos e vinte e cinco dias entre a idéia e o florescer deste trabalho foram de intenso aprendizado e seria fundamental registrar os episódios que circularam por todo o processo de criação, implantação e desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Antes das organizações nascem as pessoas. Este é um livro sobre o ser humano e sua criação.

O principal intento desta obra é de contribuir como elemento fomentador para a gênese e crescimento dos empreendimentos com e sem fins lucrativos. Relatos que possam beneficiar empreendedores, gestores, professores e estudantes com experiências práticas, novas idéias e formas variadas na resolução de problemas.

Em Heróis do Brasil você encontrará agradáveis histórias, coletadas através de entrevistas e artigos escritos ao longo dos anos com o ensino e a pesquisa da administração e do empreendedorismo nos cursos de graduação e pós-graduação promovidos pela Universidade Federal de Mato Grosso.

O leitor descobrirá neste livro que:

- O dinheiro não é barreira impeditiva para o início de uma organização.

- O planejamento pode acontecer depois do nascimento de um empreendimento.

- O poder da observação, da visão incomum, proporciona oportunidades inimagináveis até serem descobertas.

- A cooperação advem mais da necessidade do que de princípios filosóficos.

- Os criadores tiveram momentos difíceis, alguns quase desistiram, mas todos superaram as barreiras.

O livro estará dividido em 4 partes. A primeira trata da criação, inovação e do planejamento organizacional, a segunda e principal fase, trás as entrevistas e artigos sobre criadores e gestores de empresas; a terceira é voltada para o ensino, contendo questões e reflexões sobre as decisões tomadas em cada experiência e a fase derradeira contempla propostas para o desenvolvimento do setor em nosso país.

Espero sugestões, elogios, críticas,... afinal, não temos que diGerir tudo que o sistema acha correto não é???

Abraços e até o próximo post!!

No comments: