Nov 1, 2006

Digesto

Fundação Bradesco - Ontem - Noite de muito calor.
A pedido do amigo e voluntário junto a Fundação Bradesco Álvaro de Carvalho Neto fui convidado a falar das alegrias e momentos nem tão alegres de um empreendedor para os alunos do Pós - Médio da Instituição. O fórum denominado Cogest contava também com a presença de professores, empresários locais, diretores e gerentes do Bradesco e outros convidados.
A primeira fala foi do Empreendedor Trento Junior, seguida pela especialista Sandra Galvão abordando os aspectos comportamentais da empregabilidade, depoimentos de ex-alunos hoje colaboradores do Bradesco e representante de uma ONG que realiza trabalhos de educação ambiental, tecnológica e cooperativa de costureiras.
O interesse dos alunos pelas falas que me antecederam eram evidentes e com o calor e o atraso da reunião, fiquei preocupado que no momento de minha fala as pessoas estareiam mais "frias", como se isso fosse possível diante do calor que reinava.
Pedi quinze minutos, mais tempo seria perigoso diante do quadro e de mais um orador que provavelmente estava com as mesmas angustias. Não utilizei slides, nem música. Só o gogó. E a julgar pelo assédio após a palestra acredito que tenham gostado. Falar da gente e do negócio não é tão fácil como parece, principalmente quando o empreendimento está em dificuldades. Falei com o coração e as pessoas perceberam isso.
Como cidãdão fico feliz em poder colaborar e incentivar estes meninos e meninas a trilharem o caminho do empreendedorismo, que neste país está sendo quase que proíbido. É muito mais fácil e seguro estudar para um concurso público. Um dia desse vou escrever sobrem isso.
Fiquei pensando que falar...Comecei dizendo que o estudo mudou a minha vida, principalmente oriundo de uma familia muito humilde, pai alcoólatra e mãe empregada doméstica (amo os dois de paixão). Fico arrepiado só em lembrar das pessoas que dizem que estudar não vale nada: "O que vale é a prática e o resto é tudo teoria barata", Bahh!! Tolice pura. Para mim serve até hoje. Lembrei e contei da vontade que tinha na hora do interva-lo das aulas de comer uma coxinha e o dinheiro estava contado para o ônibus e ficava salivando. Bom! Deu oportunidade para contar do meu caso de amor com minha lombriga, eterna amiga (Foi um sorriso só da platéia).
Parabéns Fundação Bradesco. Obrigado pelo caderno, a caneca e o porta óculos.
Indigesto
Já está em tempo da Fundação criar um auditório com ar condicionado. Os alunos merecem e os palestrantes também. Os folhetos que distribui do Heróis do Brasil serviram como abanadores. É a criatividade e a necessidade do povo Brasileiro.

No comments: