Feb 26, 2007

Cidade Limpa
Digesto

Acompanhei de longe a tarefa do executivo municipal paulista de cumprir a legislação sobre a nova comunicação de campo instituída no ano passado.
Já imaginava a pressão que os dirigentes públicos sofreriam de empresas que exploram esta atividade, principalmente as de out doors. Há muitos interesses envolvidos e a decisão é no mínimo estressante. O descontrole do Prefeito de São Paulo ocorrido dentro de uma unidade de atendimento do INSS diante da reclamação de um micro empresário que estava sofrendo as conseqüências da lei e quem sabe em total desespero por prever o fechamento de sua empresa, anunciada em cadeia nacional no horário de maior audiência da TV brasileira é um demonstrativo do que pode vir a acontecer em breve em várias cidades brasileiras.
É inevitável que ocorra a diminuição do nível de emprego no setor e com extensões ao setor gráfico. A expressão é popular e conveniente neste momento: “Não se faz omelete sem quebrar ovos”.
Acredito que o custo a ser pago pelo setor valerá a pena. Isto tudo por uma cidade mais limpa.
Quando você chega a São Paulo e sai do aeroporto ou da rodoviária, placas imensas estão a sua frente, anunciando de tudo e tornando a cidade mais feia, obscura, suja.
Em Cuiabá ou Várzea Grande isso não é diferente. A atitude do Prefeito Wilson Santos no início do mandato como Prefeito municipal autorizando a retirada de out doors instalados em áreas ilegais, principalmente do centro da cidade pode ter sido um sinal para muitos municípios e empresários do setor. Santos no litoral paulista esta estudando a aplicação nos moldes paulistanos.
E para Cuiabá, qual a repercussão de tudo isso? Acredito que nossa cidade ficará mais bonita, menos poluída, mais humana. Mais arvores, menos cartazes gigantes, pinturas em prédios, fachadas desproporcionais, alguns de péssimo gosto.
E você o que acha? Dê a sua opinião.

2 comments:

Anonymous said...

Eu acho que a harmonia é o principal fator ao se pensar em publicidade... harmonia entre o meio que se vive e o meio que se gostaria de ver... e qualquer tipo de poluição quebra isso...
Mas todas as decisões precisam de planejamento, metas realistas e a consciência das possíveis consequências!!
Acho que não adianta nada uma boa idéia junto com uma má execução...

Aí vai uns links relacionados ao assunto:

http://ogerente.com/congestionado/2007/01/30/licoes-do-projeto-contra-a-poluicao-visual-em-sp/

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9498

Abraçossss

Unknown said...

Obrigado pelos comentários Grazi. Na edição de ontem do Jornal O Estado de São Paulo existe muita discussão sobre o assunto. Talvez no meu próximo site eu abra um espaço para a discussão. Beijos no coração.
Elifas
Ps.: Venha buscar seu presente.