Jan 4, 2007

CORREDOR DE MORTE.

Indigesto:
Lojas Americanas, sábado, 30 de dezembro, 17h00, Shopping Três Américas, Cuiabá - Mato Grosso.
Eu e meus quatro filhos partimos na busca heróica para comprarmos presentes para o aniversário de Minha Preta. Cinqüenta reais era a cota para a compra das quatro lembranças. Dez reais para cada um e podiam comprar o que quisessem. Engraçado como percebemos as diferentes personalidades neste contexto de compras. O mais velho, Pedro, com onze anos, preferiu olhar os Hotwheels e foi o último a comprar os produtos, com a ajuda dos irmãos. Comprou duas taças para água no valor de R$ 9,99, Ana Júlia a menor, aceitou inicialmente minha sugestão e colocou no carrinho de compras um dvd de um filme de San Conery, que agora não me recordo o nome. Besteira minha, quando viu as calcinhas, o DVD voltou ä prateleira e uma calcinha, de cor rosa, tamanho médio, com laçinho da mesma cor e um coraçãozinho na lateral haviam detonado um dos grandes artistas mundiais. O preço: R$ 12,99. Tive que fazer um empréstimo. O Álvaro, 10 anos, o mais comedido, comprou duas taças pequenas para capuccino, cada uma de R$ 1,99 e pediu o troco. Antes disso, havia no carrinho uma caixa de bombons de R$ 4,90, foi devolvida. Ele é o mais econômico e já chegou a me emprestar dinheiro. Estou atualmente tendo aulas de administração financeira com ele, quem sabe consiga aprender alguma coisa. A Sarah comprou uma meia, muito bonita de R$ 4,99 e também pediu o troco, acho que ela estava de olho nos skinys.
Missão quase cumprida. Próxima etapa: o pagamento. Na entrada a placa: “Fila única. Atendimento mais rápido”. Esqueceram de nos avisar que havia um problema, que não sei qual é, pois ninguém teve a pachorra de nos avisar o que estava acontecendo. Só percebíamos a tentativa do encarregado de reiniciar os computadores e a ansiedade ao telefone tentando resolver o problema com alguém que também não sabíamos. A fila? Aumentando. Tive o azar de ser o quinto da fila e como vizinho a prateleira de salgadinhos. Skinys, batatas fritas, cebolitos, baconzitos e outras drogas deliciosas para o corpo infantil, mas que sabiamente estavam em local privilegiado. Há! Os refrigerantes estavam a três passos. Resultados: 30 ou 40 minutos de espera, dois pacotes de skinys, dois de batatas fritas (eu também fui vítima), um refrigerante de 600ml. Indigesto: Acredito como quase uma agressão de merchandising o que as lLojas Americanas fazem para que seus salgados e refrigerantes vendam mais. Passe com seus filhos no doce e salgado corredor para pagar as suas contas e depois me diga.
Um dos computadores volta a funcionar, a situação dos demais permanecia inalterada. O gerente ao telefone e os demais caixas colaboradores conversando sabe lá o quê? Quando me lembrei que precisava de papel para embrulhar os presentes. pedi ao Pedro que descobrisse onde estavam. Ele pediu auxilio para uma das atendentes e esta indicou que atrás dos caixas podíamos encontrar. Uma olhada mais atenta e descobri um balde com algumas unidades na esquina de uma das gôndolas. O preço não estava visível, mesmo assim comprei três rolos ou três folhas, não sei qual a terminologia adequada. Pasmem quando vi o ticket! Cada folha R$ 2,99, multiplicado por três unidades totalizavam nove reais, minha calculadora mental desprezou os três centavos. Para horror deste comprador primário, minha sobrinha disse que no Tijucal, algo muito parecido custaria R$ 0,99. Fizemos um bolo de chocolate na casa de minha mãe com aquelas massas pré prontas e na manhã do dia 31 cantamos parabéns e entregamos os presentes.
Dicas importantes: Na próxima compra nas lojas Americanas, “verifique se o sistema não caiu”, faça um acordo, se possível por escrito, com seus filhos para o caso de congestionamento no corredor de engordietes, e não, em hipótese nenhuma, não compre papel de presente neste local, a margem de lucro deles é gigantesca e o que você economiza nos produtos vai embora. O Álvaro, o professor de finanças já havia me dito isso, e eu não acreditei! Sniff! Sniff!
Bom 2007!

Elifas

No comments: