Jan 4, 2007

OVEROLIM OU ROLIMBOOKING

INDIGESTO

Nenhum dos dois. O fundador da TAM, hoje a maior companhia em operação no país, deve estar ao lado do Santo Protetor dos aviadores (eu não sei, mas deve ter um) chorando e inundando o céu, e o excesso caindo em solo brasileiro, com nuvens bem pesadas sobre o casal Santos Dumont e Congonhas.
Este grande empreendedor brasileiro que foi recrutado por gestores mais espertos, tinha inegavelmente, como dizia meu pai: tino para os negócios. E neste toque de sabedoria de meu santo pai alcoólatra estava a paixão por aquilo que fazia. Estender um tapete vermelho, ficar ä porta das aeronaves e orientar os pilotos, co-pilotos e comissários a receberem os clientes estava além dos demonstrativos financeiros. Havia uma visão, milhas a frente dos gestores burocratas que hoje a dirigem.
Respeito ao cliente? Hi! Hi! Hi!. Até uma criança sabe que o vermelho de suas letras irradiam a raiva dos pobres mortais que a escolheram para viajar.
Funcionários zelosos pedem e oferecem vantagens para não viajarem com a empresa. Acreditem. Na aviação comercial é permitido vender mais do que o avião pode transportar. Imaginem: Vender mais apartamentos do que o total de unidades no prédio, ou ainda vender todo o seu estoque duas vezes, esperando que um dos clientes não compareça para a compra.
TAM – Transportes Aéreos de Marilia – a origem do seu nome deveria hoje ser:
TAM – Transportes Aéreos dos Miseráveis ou Transportes Atrasados de Amanhã.
A única coisa que temos certeza nestes dias de festas é que o vôo vai atrasar.
Viva a TAM!, Que conseguiu a união e unanimidade do jornalismo brasileiro no quesito ineficiência.
Viva a TAM! Que conseguiu democratizar o descontentamento de executivos a donas de casas. De avós a Netos. De Romários a Kakás.
Viva a TAM! Que voltou a valorizar as viagens de ônibus.
Você leitor ou leitora deste blog, na próxima propaganda da Tam, lembren-se: que os números são mais importantes do que você!.A propósito...qual é o seu número?

No comments: